Já ouviu falar
do Museu do Urso de Peluche em Petersfield, Inglaterra? É
um lugar inteiramente dedicado ao
urso de
peluche, esse brinquedo indispensável. Vamos descobrir juntos a história deste brinquedo e item de colecionador muito procurado pelos “arctophiles”.
A história do ursinho de pelúcia gigante
A
história do
urso de pelúcia gigante
começou em 1902 em Giengen, Alemanha
.
O primeiro brinquedo de ursinho de peluche foi fabricado por Margarete Steiff, uma fabricante de brinquedos. Comercializado sob o nome de “Friend Petzy”, este ursinho de peluche foi um enorme sucesso, especialmente quando um grande importador americano encomendou 3.000 exemplares em 1903. Após 5 anos do seu aparecimento, a produção de ursinhos de peluche ultrapassou um milhão de exemplares.
O ursinho de pelúcia americano
Inspirados por uma caricatura do presidente Theodore Roosvelt, Rose e Morris Michtom criaram um urso de mohair articulado: o Teddy Bear. O nome foi utilizado em todo o mundo para designar este brinquedo.
É de
salientar que a Ideal Novelty and Toy Company, a empresa de Morris Michtom, continuou a fabricar
grandes
ursos
de
peluche
até 1984.
O grande urso de peluche aparece em França
Em França, o primeiro
grande
urso
de
peluche foi
apresentado pelo fabricante Marcel Pintel em 1921. Este brinquedo fazia parte de uma coleção de brinquedos mecânicos e de peluches. É de salientar que este brinquedo foi o primeiro a ter uma expressão, pois tinha a particularidade de apresentar um sorriso ou uma careta.
Em 1925, a marca FADAP entrou em França e competiu com os ursos fabricados pela Pintel.
O
primeiro urso de peluche gigante inglês
Em Inglaterra, Wendy Boston foi uma das primeiras fabricantes a preocupar-se com o
urso
de peluche
gigante
. A segurança era um ponto de grande interesse para ela. Foi por essa razão que conseguiu inventar os olhos de segurança de plástico, aparafusados e invioláveis. Em
1960, Wendy criou o Playsafe, um urso de nylon recheado com espuma sintética. Foi o primeiro modelo lavável à máquina.
E a Alemanha?
Em 1980, a Steiff decidiu reeditar o urso Richard Steiff, fabricado em 1905. Este foi o início de um renascimento deste brinquedo de peluche. Os fabricantes começaram a produzir modelos únicos e edições limitadas utilizando métodos tradicionais.
Nos anos 80, os peluches baratos produzidos na Ásia invadem o mundo e competem com os modelos já existentes nas lojas.
Um brinquedo que atravessa gerações
Desde a sua criação em 1902, este brinquedo atravessou gerações e sempre foi muito amado pelas crianças. Hoje, muitos ursos famosos viram a luz do dia, como Nounours, Winnie, Petit Ours brun, Paddington, Colargol e muitos outros. Esta diversidade só veio confirmar a popularidade e o sucesso do
urso
de peluche
gigante
junto das crianças.
Atualmente,
numerosos modelos inundam o mercado. Há peluches com a forma de animais, de personagens de desenhos animados ou de filmes de animação. Mas apesar desta diversidade, o tradicional urso de peluche grande continua a ser um dos mais populares.
Descubra toda uma gama de
ursos
de peluche gigantes
em peluchegigante.pt